Pois bem, levou um tempo (muito tempo) mas finalmente consegui por as mãos em um dispositivo de jailbreak para o Playstation 3 e sem mais delongas, estou postando um review (mais para tira dúvidas do que review) completo do dispositivo para a galera aqui do NewsInside.
Como todos vocês felizes donos de um console no firmware 3.41 já sabem, o Playstation 3 agora já pode ser desbloqueado para rodar backups e programas homebrew. Nesse guia completíssimo e inédito irei explicar como fazer para executar o desbloqueio (chamado erroneamente, na minha opinião, de jailbreak) do seu PS3, como instalar os jogos no seu HD externo, como executar homebrews e como configurar o seu dispositivo USB corretamente para o processo de desbloqueio.
Introdução
Para quem viveu embaixo de uma pedra durante as últimas semanas (ou para quem não visita o NewsInside ou assina o nosso feed RSS) e não sabe do que estou falando, pois bem. Desbloquearam o Playstation 3 meus amigos. Roda backup, roda homebrew, roda jogos da PSN, RODA A BAIANA até se bobear. O processo é executado através de um dispositivo USB especial que, assim que conectado ao Playstation 3, faz com que o console execute uma espécie de “modo debug”, onde programas não assinados no formato .PKG (como loaders de backups e homebrews) podem ser instalados e executados.
Como já dito nos parágrafos anteriores, apenas consoles no firmware 3.41 (ou mais antigos) são compatíveis com o processo de desbloqueio. A galera da cena já portou o exploit para firmwares mais ANTIGOS que o 3.41, porém o limite ainda é o 3.41, que, como esperado, já não é mais o último firmware lançado pela Sony. Sendo assim existe a possibilidade de se atualizar o console (acidentalmente ou intencionalmente) e perder a chance de utilizar o exploit USB para executar os arquivos .PKG, provavelmente para sempre. Se você já está no 3.42 ou mais novo, resta a você rolar como um barril. Ou comprar outro Playstation 3.
O Exploit
O processo de desbloqueio, leigamente e basicamente dizendo, se aproveita de um bug complexo do sistema USB do console para colocar o mesmo em uma espécie de modo debug. O exploit funciona “emulando” um HUB USB e conectando e desconectando dispositivos em suas portas até que a memória seja cuidadosamente preparada para a conexão de um novo dispositivo USB especialmente preparado com um payload (mais sobre esse termo adiante), que faz com que o exploit final seja executado. A questão é que esse processo acontece em milésimos de segundos.
Olhe para essa figura e pisque bem rápido = Exploit USB
Não entrarei no mérito do exploit pois não é o foco desse post. Caso tenha interesse em entender exatamente como ele funciona, visite essa página. Só peça para alguém recolher os pedaços da sua cabeça depois.
Se vocês leram um o texto todo até aqui já dá para sacar que o processo de desbloqueio do PS3 NÃO funciona simplesmente copiando uns arquivos para um dispositivo USB, orando e !!! “JUST WORKS”. Ele é um processo complexo executado em vários estágios e depende de condições especiais (preparadas pelo próprio exploit) para funcionar. Sendo assim, esqueça o sonho de um dia isso rodar de dentro de um pendrive comum.
O dispositivo USB aka Dongle
Nada seria possível sem nosso querido dispositivo programável USB, também conhecido como Dongle ou Sony worst nightmare.Esse aparelho é o que contém o código requerido para a execução do exploit citado acima. Quando o bug original foi descoberto, o primeiro dongle USB criado ever foi o PSJailBreak. O problema é que por causa de seguidos processos judiciais da Sony, todos os fornecedores oficiais do aparelho não puderam realizar a venda do mesmo fazendo assim com que o objeto de desejo de todos se tornasse raro e, como esperado, caro. Muito caro.
Sony Karma is a Bitch
Depois de baixada a poeira, dezenas de clones surgiram no mercado e no momento até dispositivos “de marca” representando as maiores empresas de acessórios não oficiais para videogames podem ser encontrados a venda. Apesar de pequenas e sutis diferenças entre eles (como cor, embalagem e outros acessórios cosméticos), todos funcionam e se baseiam no exploit original do PSJailBreak. Os dongles USB usados no desbloqueio do Playstation 3 normalmente podem ser descritos da mesma forma: Um aparelho USB em forma de pendrive ou em forma de placa, com uma porta USB e leds coloridos indicativos.
Com o entupimento do mercado através de clones e dongles de baixa qualidade, muitos usuários podem estar comprando gato por lebre ao levar um dispositivo desconhecido. Enquanto ele de fato irá funcionar, talvez um dongle de baixa qualidade não possua uma característica fundamental a todos os dispositivos desse tipo: Capacidade de atualização. Ter um dispositivo atualizável garante que você possa utilizar payloads customizados diferentes do original criado pelo pessoal do PSJailBreak. A grande vantagem disso é a possibilidade de, no futuro, integrar novas funções ao seu aparelho ou, principalmente, quebrar alguma outra proteção que a Sony possa colocar no console para impedir a execução do exploit.
Os Payloads
Os payloads são arquivos que contém o exploit USB do PS3 e normalmente são distribuídos em no formato .HEX, prontos para serem gravados no seu Dongle. Existem diversos “flavors” de payloads para os dongles existentes atualmente, além dos payloads específicos para dongles “de marca”, que só funcionam nesses aparelhos.
Payload. Playstation 3 = badass
Os payloads mais atuais existentes no momento são os seguintes:
- PSGroove – Exploit original open source baseado em engenharia reversa do exploit do PSJailBreak. Atualmente suporta diversas funcionalidades, mas sua tag principal não suporta backups ou outras formas de execução de jogos. Útil se você é o capitão américa;
- PSGroove Hermes – Fork do PSGroove original com patches para execução de backups, suporte a execução de jogos “discless” (sem necessidade de discos no drive) e funções Peek e Poke (para manipulação de memória). Inclui patches para a execução de jogos com problemas de controle e ainda existem algumas variações dele que suporta também a instalação de arquivos .PKG “retail” (oficiais Sony);
- PSGroove KaKaRoTo PL3 – Fork do PSGroove que possui todos os patches existentes no PSGroove Hermes e inclui algumas atualizações para jogos específicos. Na minha opinião o melhor fork mantido atualmente;
É difícil dizer qual é o melhor payload, já que cada usuário pode ter necessidades específicas (ou ter um dongle que não é compatível com o PL3, por exemplo). Por isso use o que você achar que é melhor para você.
Até o momento da publicação desse texto, os exploits possuem algumas características básicas para serem usadas depois que o Playstation 3 já deu boot em modo “debug”, sendo elas:
- Suporte a Backups: Auto explicativo. Permite a montagem de jogos dentro do XMB do Playstation 3;
- Suporte a instalação de PKG: Permite instalar homebrews e outros programas (como jogos das PSN) em formato PKG;
- Peek e Poke: Funções para manipulação de memória em tempo de execução. Usada por alguns managers para aplicação de funcionalidades novas ao console, como execução direta de jogos;
Rodando jogos no Playstation 3 via HD Interno / Externo
O momento de alegria de todos os donos de um Playstation 3: Executando jogos no seu console através do desbloqueio feito pelo Jailbreak.
Lista baixada diretamente do site da Sony
O Playstation 3 possui uma função (provavelmente para uso em desenvolvimento) que permite que você monte sistemas de arquivos inteiros como se fossem discos de Blu-ray. A manha aqui é que em modo jailbreak, o PS3 não faz a verificação de assinatura de nenhum programa executado, seja eles arquivos PKG ou Jogos. Sendo assim, nada impede você de copiar um sistema de arquivos COMPLETO de um disco Blu-ray original (assinado) e executar no console.
E é exatamente isso que o exploit USB faz. Monta os arquivos de um disco Blu-ray como se fosse um disco original e executa os jogos.
STRAANGE…
Como não existe forma de se realizar esse processo manualmente, entram em cena os Backup Loaders. Como no caso dos payloads, existem diversos loaders diferentes que podem ser usados com o Playstation 3. Como ficaria fora do escopo desse texto falar de todos eles (já que sai um por dia praticamente), vou resumir pelos mais famosos:
- Backup Loader: Oficial do PSJailBreak e closed-source. Ninguém mais usa esse, a não ser que seu dongle SÓ SEJA compatível com ele;
- Open Backup Manager: Primeiro loader de backups open-source, e atualmente o mais usado. Recebe atualizações praticamente toda semana e possui o maior set de funcionalidades;
- Gaia Manager: ATÉ ONDE SEI, esse é o novo nome do Open Backup Manager, e possui as mesmas funções do supracitado, além de algumas outras deveras interessantes como download de capas para os jogos, boot “discless” de jogos e dump de discos Blu-ray diretamente do programa.
Para saber qual o melhor ou qual usar, parta da mesma premissa do payload. Se o seu dongle suporta o Gaia, use o Gaia, else, o que você puder ou tiver as funcionalidades que você prefere.
A execução de jogos da PSN é feita através de arquivos PKG e não pode ser feita através de “montagem”, como no caso dos Blu-rays. Quando você baixar um jogo da PSN da internet, o pacote normalmente irá ter 2 arquivos, uma pasta com diversos arquivos e um .PKG. A pasta é o jogo em si, que deve ser copiada para o HD do console via FTP e o .PKG é o patch a ser aplicado para que o jogo se torne um jogo completo. Maiores informações no vídeo no final do post.
Homebrews
Como já citado, o exploit USB abre o Playstation 3 para a execução de arquivos PKG não assinados. Pense em arquivos PKG (packages) como programas pré-compilados e prontos para rodarem no console, empacotados convenientemente em um formato que pode ser instalado via XMB. Diferente dos homebrews de PSP que possuem um arquivo EBOOT.PBP e dezenas de outros arquivos (como no caso do Wagic por exemplo), os homebrews de Playstation 3 possuem apenas um arquivo PKG que pode ser instalado via XMB. Depois disso, o programa irá ficar permanentemente no aparelho até que você deseje desinstala-lo. Claro que isso não impede os programas de ler (ou mesmo depender) de outros arquivos existentes no HD Interno ou Externo do console. Fica a critério do desenvolvedor.
No momento a cena PS3 anda a passos lentos mas alguns releases extremamente interessantes já podem ser encontrados aqui mesmo no NewsInside. Tomem como exemplo o emulador de SNES (Snes9x) ou mesmo o ScummVM. E acredite, ver o SNES sendo emulado no Playstation 3 é de uma fodelabilidade inexplicável, mesmo para quem já tem um PSP ou um Dingoo, por exemplo.
Vantagens e Desvantagens
Como sempre, existem vantagens e desvantagens em usar uma modificação não oficial no seu console. Quando o exploit do jailbreak foi descoberto, o último firmware existente ainda era o 3.41, sendo assim você podia executar backups e entrar na PSN normalmente. Como o firmware 3.42 já foi lançado, agora o console fica impedido de logar na rede da Sony para partidas online até que o update seja feito. Sendo assim ficamos em um impasse: Atualizar e usar a PSN ou não fazer o update e usar o jailbreak?
Existem também o risco de ter o console banido da PSN (que você já não pode usar, by the way) ou até outras retaliações por parte da Sony. Porém até o momento nenhum console foi banido da rede ou sofreu qualquer tipo de “surpresa” ao usar o jailbreak, como por exemplo levantar da sua estante e executar todos os membros da sua família.
“HOLY SHI..”
Perguntas e Respostas
Tinha feito um post no blog alguns dias atrás para que a galera pudesse fazer algumas perguntas sobre o jailbreak e para que eu respondesse aqui, então vamos a elas.
- Como funcionam os jogos baixados da internet?
Basta copiar para o HD e rodar (como demonstro no vídeo). Simples assim. - Explique como se faz pra gravar esses jogos em DVD’s
Alguns conseguiram, outros não. Como ainda é meio nebuloso se isso funciona ou não, não sei como explicar já que não testei :P - Que diferença faz os chips do aparelho (dongle)?
Basicamente, o tamanho do payload que você pode gravar. Se você possui um chip muito pequeno, não poderá rodar o AsbestOS (Linux) ou alguns payloads customizados (como o PL3). - Funciona no 3.42 / 3.50 / via pendrive?
Não. Não existe atualização que ainda faça isso. Talvez nunca exista. - Funciona no 3.50?
Não. - Funciona no 3.42?
Não - Funciona via pendrive?
Não. - E no 3.50 ou no 3.42? Funciona?
Não. - Nem via pendrive? E se um dia sair um firmware mais novo, funciona?
Não. Quanto ao firmware mais novo, leia a resposta da pergunta 4, 5, 6, 7 e 8. - Todos os jogos são compatíveis com jailbreak ou lançamentos não funcionam?
São todos compatíveis desde que o payload esteja preparado para jogos “especiais”, como o Medal of Honor 2 que depende do firmware 3.42. O PL3 já suporta ele, porém o Hermes não. - O jailbreak força muito o PS3 para funcionar?? O jailbreak esquenta muito??
Não força o PS3 e nem esquenta mais do que um pendrive normal espetado no Playstation 3. Não força o console já que praticamente nem usa o drive (só para autenticar jogos que não funcionam com a opção discless); - É verdade que os jogos no HD rodam mais rápido mas por acaso eles costumam travar usando jailbreak??
Sim, rodam bem mais rápido, ainda mais se for do HD interno. E não, pelo menos com os games que testei nenhum travou nenhuma vez. - Onde baixo os jogos para Playstation 3?
Internet. No, Seriously, tem de um tudo na internet. - O programa é compatível com atualizações?
Sim. Pelo menos com o payload PL3 do KaKaRoTo que usei para testes consegui atualizar os jogos sem problemas. - Como atualizar os dongles de marca como PS3Key, PSJailBreak, genéricos ou feitos com PICs?
Depende do fabricante, mas dificilmente algum deles vai suportar payloads customizados. Sendo assim, você fica preso AO QUE ELES lançam, e não ao que a cena lança.
Tutorial em Vídeo
Como não poderia faltar, temos vídeo demonstrativo :D
Parte 1:
Parte 2:
Como eu consigo o dongle de jailbreak para o Playstation 3?
Im glad you asked.
<jaba>
O grupo NewsInside como sempre sai na frente novamente e disponibiliza para venda o desbloqueio para o Playstation 3 diretamente em nossas lojas.
Esse cara aí
Depois de conseguir uma parceria única no mercado brasileiro já estamos distribuindo o Dongle USB para desbloqueio do Playstation 3. Porém quais são as vantagens de comprar no NewsInside?
- Dongle 100% atualizável e customizável, compatível com TODOS os payloads do mercado. Tenha a certeza que seu produto poderá sempre ser atualizado. Use o payload que quiser, da forma que quiser e não espere dias para poder usar as últimas atualizações;
- Melhor preço do mercado;
- Gravação simples via USB, sem necessidade de programas ou dispositivos especiais;
- Suporte personalizado via Fórum ou email;
- Garantia de 30 dias a partir do dia da compra;
- Produzido com os melhores componentes do mercado. Chip ATMEL de alta compatibilidade e capacidade de armazenamento.
Mas ai você se pergunta: “E o preço TioSolid?”. Pois bem, vocês já viram pessoas vendendo isso por 200, 300 e até 500 reais no mercado brasileiro. Por quanto você acha que vai poder comprar o seu desbloqueio para o Playstation 3 aqui então?
100 reais.
Esse é o preço que você vai pagar por um dongle USB 100% atualizável para seu Playstation 3 e com a qualidade e suporte NewsInside que você já conhece.
Nossas lojas já estão preparadas para aceitar o seu pedido hoje mesmo. Sendo assim caso você possua um Playstation 3 no firmware 3.41, essa é a sua chance de conseguir um dongle USB para desbloqueio com o menor preço do Brasil. Faça seu Pedido agora!
Visite nossa loja para maiores informações e para fazer o seu pedido, clique aqui.
</jaba>
Considerações Finais
O desbloqueio do Playstation 3 veio para ficar. Se você pretende entrar no barco da cena homebrew PS3 não existe melhor momento do que agora. Diversos programas estão sendo lançados a cada dia e ainda é muito fácil comprar consoles com o firmware 3.41, já que a Sony ainda não vende consoles atualizados. O processo permite que você rode desde emuladores, até jogos oficiais do Playstation 3, tendo apenas um único efeito colateral que é ficar sem a PSN. Tirando isso só alegria e com certeza vocês podem aguardar novidades diárias e muitos lançamentos exclusivos da cena para o PS3, devido ao fato dele ser um dos consoles mais poderosos do mercado atualmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário